terça-feira, 9 de janeiro de 2018

14ª INTERECLESIAL DAS CEBS, UMA EXPERIENCIA RENOVADORA

Alegremente, vamos chegando, festa bonita vai começar eu sabia que alegria com as Cebs vim celebrar (Hélio Marinho)

No período de 23 a 27 de janeiro de 2018, acontecerá na arquidiocese de Londrina Paraná o 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesial de Base – CEBS. Há quase cinco décadas, sob o influxo do Concilio Vaticano II e no calor das Conferências Latino-americanas do episcopado reunido em Medellín e Puebla, as comunidades eclesiais de base pulularam como uma pequena “flor sem defesa”. Depois, na década de 1970 veio o seu aprumar, mesmo em um cenário político difícil na época em todo Brasil e na América Latina. Foi nesse momento que surgiram os Encontros Intereclesiais de CEBs, cujo objetivo era uma maior e melhor articulação das comunidades dispersas pelo Brasil. A partilha de experiências durante os encontros é um dos traços marcantes. Os relatos da caminhada das comunidades, seus desafios, sofrimentos, lutas e conquistas, uma vez socializados, tornam patente a unidade até mesmo nos problemas e aponta para questões teóricas e práticas. O panorama apresentado fornece aos assessores referências para um aprofundamento teológico e sociológico.
Foi justamente nos Intereclesiais que foram produzidos os primeiros e mais destacados trabalhos teológicos e sociológicos a propósito das CEBs, o que suscitou uma expressão de uma eclesiologia mais original, com traços marcadamente latino-americanos.
O intereclesial é um grande encontro que reúnem os representantes das Cebs de todo Brasil e representantes de muitos países da América Latina, com o objetivo de refletir a caminhada da igreja na base. O encontro é uma iniciativa das Cebs, organizações e Pastorais Populares que pensa o evangelho encarnado na realidade social do povo, pensa a partir do compromisso com os mais vulneráveis e sofrido de nossa sociedade. Depois de mais de 40 anos o “trem das Cebs” percorre todo Brasil, este ano 2018, segue seus trilhos rumo a Londrina na edição 14ª, que tratará do tema: “As Cebs e os desafios do mundo urbana” Lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para liberta-os” (Ex. 3,7).
O encontro terá uma metodologia de trabalho baseada no método Ver, Jugar e Agir. Para ampliar as reflexões dos desafios encontrado em nossa sociedade e que marginaliza o nosso povo, o encontro será dividido em 13 mini plenárias que vão discutir temas como:
Direito a saúde e saneamento;
Acesso as condições de moradia;
Os desafios da mobilidade (Transportes e Locomoção);
Violência e segurança;
As mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade;
Pluralismo: ecumenismo e diálogo inter-religioso;
Movimentos e organizações sociais e populares;
Desafios de acesso e participação da cultura e lazer;
Os desafios da formação e educação;
Democracia e participação na política partidária;
Os desafios da juventude;
Mídia, novas tecnologias e direito a comunicação;
Ecologia e cuidado ambiental.
Todos os delegados inscritos estão divididos nas plenária que escolherem quando realizaram as inscrições.
A diocese de Caetité marcará presença integral neste 14ª intereclesial com 5 leigos e uma religiosa. Vamos juntos celebrar a festa.


Nilson Ladeia da Silva
Coordenação Diocesana das CEBs da Diocese de Caetité

Nenhum comentário:

Postar um comentário