sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Encontro diocesano das CEBs diocese de Caetité 2017




Encontro diocesano das CEBs diocese de Caetité
LEIGOS E LEIGAS PROTAGONISTAS DA VIDA NAS CEBS

 Aos quinze dias do mês de setembro de 2017, às 14h no CTL (Centro de Treinamento de Líderes) em Caetité, com a presença de 65 participantes de 28 paróquias da Diocese de Caetité, deu-se início ao encontro diocesano das CEBs. A Paróquia de Caetité faz a acolhida com dinâmica e apresentação dos presentes. Logo após, o zonal de Brumado inicia a oração de abertura do encontro. A Ir. Benedita conduz a oração refletindo sobre a importância da palavra de Deus na caminhada da igreja e na vida de cada cristão, enfatizando a importância da leitura bíblica principalmente por ocasião do mês da bíblia. Em seguida Monsenhor Alex acolhe todos os presentes trazendo saudações do Bispo D. Carvalho que se encontra em Roma em reunião com o Papa Francisco. Ele fala da importância das CEBs na igreja e diz “as CEBs não é o futuro da igreja, e sim o presente”. E continua dizendo que a igreja é composta de comunidades que com seu testemunho e seu trabalho missionário contribui para a evangelização, e que os leigos e leigas devem ser sal da terra e luz do mundo para transformar a realidade presente. Dando continuidade ao encontro Dr. Rafael da Paróquia de Guanambi  vem falar sobre a PEC 287 - reforma da previdência e seus impactos na vida dos trabalhadores. Enfatizando a importância das manifestações e da organização popular e a luta do povo para garanti seus direitos. Chamando atenção para que todos voltem sua atenção para a retirada de direitos da população que levará a população à desorganização e a precarização das famílias. O Sr. Antônio Lelys fala sobre a experiência vivida na década de 80, antes da Constituição de 1988. A luta pelos direitos, a busca pela organização da população. Ele ressalta “é preciso nos encorajarmos e irmos a luta para não ficarmos só observando, mas lutar para que nenhum direito venha a ser perdido”. Após a reflexão sobre a reforma da previdência a Ir. Ida conduz o momento de oração com o terço missionário, em profunda oração e meditação sobre o ser missionário no mundo. Logo após o jantar todos os presentes são convidados a assistirem o filme: Filhos do Sol. Um filme que retrata a exploração de mulheres que são tratadas com tamanha desumanização e em cativeiro sendo exploradas sexualmente. A proposta do filme é levar a uma reflexão sobre a perda dos direitos humanos, a exploração. Já no sábado 16/09 o dia inicia as 7h com a oração da liturgia das horas, momento para prepararmos o coração para o novo dia que se inicia. Dando continuidade ao encontro Pe. Osvaldino Barbosa traz sua contribuição sobre o tema:
LEIGOS E LEIGAS PROTAGONISTAS NA VIDA DAS CEBs. Enfatiza que os leigos precisam e devem ser a esperança profética desse tempo. Ajudar as crianças e jovens a fazerem suas escolhas de vida, pois a realidade é gritante cerca de 60 mil pessoas são assassinadas por ano no país, que os leigos precisam ser coordenadores de comunidades que anime a vida da comunidade que aja de maneira a fazer a comunidade crescer e enfatiza que “o laicato como um todo é um verdadeiro sujeito eclesial”. Diz também que o batismo de cada um é o convite para adentrar a caminhada pastoral na igreja, e levar o evangelho ao seio do mundo. Duas perguntas foram colocadas para que em grupo pudesse refletir melhor e debater a temática sobre o protagonismo dos leigos nas CEBs.
Cada grupo refletiu sobre como está o protagonismo como leigos e leigas nas CEBs. Um momento de partilha e reflexão sobre a caminhada com o olhar voltado para a realidade de cada um que contribui com sua presença nesse encontro.
Marli e Roseli falam sobre a espiritualidade das CEBs, sobre a caminhada das comunidades desde os Atos dos Apóstolos onde relata a fé e partilha dos bens, onde tudo era colocado em comum e o amor prevalecia. As CEBs têm uma bela caminhada fruto do Concílio Vaticano II e a luta durante a ditadura militar. A força do povo, a luta para que as CEBs se fortalecessem cada vez mais. Os intereclesiais vem para celebrar e reavivar a  caminhada das Comunidades Eclesiais de Base na América Latina. Para encerar o dia a Ir. Ida Marcon e o Sr. Antônio Lelys são convidados a falarem suas experiências de vida e
caminhada nas comunidades. A Ir. Ida ressalta a experiência e a caminhada desenvolvida na diocese de Caetité e a luta do povo que quando ela aqui chegou eram grandes as dificuldades por causa do analfabetismo e autoestima baixa das pessoas. Fala também da luta do povo por suas terras e das situações de conflitos armados que por várias vezes a mesma presenciou. O Sr. Antônio Lelys fala de sua experiência na década de 70 e 80 onde grileiros ameaçavam a vida do povo, tomando suas terras e expulsando as famílias das comunidades. A luta era constante e desafiadora e termina dizendo “não podemos deixar a luta morrer”. No domingo 17/09 o dia se inicia com a santa missa, celebrando a vida e a caminhada das CEBs, refletindo a liturgia dominical que convida a perdoar quantas vezes for necessário e praticar o amor e a reconciliação. Após a Santa missa Marcos Coordenador do Conselho de Leigos da Diocese fala sobre a importância do conselho na caminhada dos leigos e também do conselho na Diocese de Caetité. Nilson faz um breve apanhado de tudo que foi vivido durante os três dias de encontro agradecendo a todos e enfatizando a importância de cada leigo ser fermento na massa, ser sinal de transformação em cada comunidade. Roseli faz a prestação de contas agradecendo a todos pela colaboração e empenho na venda dos bilhetes para o sorteio da cesta de brindes. É feita a avaliação do encontro que foi visto pelos presentes como bastante positivo. Ir. Ida conduz o momento de oração com reflexão sobre a caminhada missionária. Padre Lely dá a bênção encerrando o encontro diocesano das CEBs da Diocese de Caetité.
 
Coordenação diocesana das CEBs Diocese de Caetité

Nenhum comentário:

Postar um comentário