sábado, 17 de maio de 2014

OBRIGADA Pe. GIULIANO PELA CONTRIBUIÇÃO EM NOSSA DIOCESE


Querido Padre Giuliano é com muito carinho e em tom de agradecimento que as CEBs da Paróquia de Condeúba se despedem do senhor hoje. Foram muitos os momentos que passamos juntos, e com certeza marcaram nossa história. As caminhadas, as subidas ao morro da Feirinha, os encontros nos zonais, o curso de verão, a escola de Teologia que o senhor tanto nos incentivou e apoiou a participar, são muitas coisas que aconteceram nesses nove anos de convivência.
Gostaríamos de agradecer por tudo aquilo que nos proporcionou e o quanto fez crescer as nossas Comunidades, com momentos de formação pra catequese, a Pastoral Familiar, a Juventude, aos Animadores. E por todo empenho e incentivo e dedicação, reanimando e fazendo crescer ainda mais nossas comunidades.
Em suas palavras sempre nos convida a ter uma fé madura, ter pés no chão, LIGAR FÉ E VIDA.
Nos momentos de dificuldades e de desânimo sempre nos apoiava e nos lembrava que podemos nos decepcionar com muitas coisas, mas Jesus nunca nos decepciona. Que precisamos manter os olhos fixos em Jesus e ter os pés fincados no chão da nossa realidade.
Com sua simplicidade nos mostrou e nos ensinou a ver a presença de Deus nas pequenas coisas, nas coisas simples da vida, nas coisas pequenas. E nos ajudou a valorizarmos ainda mais nossas comunidades sendo ela grande, ou pequena. Não mediu esforços ao acompanhá-las com seu carinho de pastor, nas celebrações da santa missa, ou nos sacramentos. Não importava as distâncias visitava com frequência os doentes e dava a eles muita atenção e carinho.
O senhor Pe. Giuliano marcou a história de nossa paróquia com momentos pastorais e culturais que muito contribuiu para nosso caminhar comunitário, o carinho com que cuidou da nossa juventude e proporcionou verdadeiros momentos de cidadania e cuidado com a nossa vida, O NOSSO BEM MAIOR.
   Obrigada por tudo que fizeste por nossa Paróquia em especial pelas nossas comunidades. Com seu jeito simples de ser se aproximou de nosso povo e deixou que as pessoas se aproximassem do senhor com muita humildade. Se aproximou das crianças e dos especiais dando atenção e carinho. Que criança não conhece o barulho da buzina do padre quando visitava as comunidades? As crianças ao ouvi-la corriam pra estrada pra receber um abraço e as famosas balinhas do padre.
Te agradecemos, por tantas portas que nos abriu, e nos possibilitou estudar e conhecer ainda mais a palavra de Deus, com vários encontros e palestrantes de muita qualificação e conhecimento.
 Nossas vidas mudaram e o jeito de vermos e vivermos a fé também. Amadurecemos e crescemos muito com sua presença, o compromisso e a responsabilidade pastoral hoje é maior, pois aprendemos a valorizar o que temos e o que somos, o nosso jeito de ser, de celebrar e de viver em comunidade.
Por isso só temos a agradecer por tudo que passamos e vivemos durante todo esse tempo, muitas coisas ficarão guardadas em nossas vidas que farão a diferença por onde formos. Com seus ensinamentos nos tornamos pessoas melhores e mais ativas com um olhar diferente sobre a vida e a realidade.
Obrigada por tudo que tens feito pelas nossas Comunidades, ficam nosso respeito, carinho e admiração pelo Pe. Giuliano e mais ainda pelo ser humano humilde que és.

Comunidades Rurais da Paróquia de Santo Antônio.






quinta-feira, 1 de maio de 2014

CANONIZAÇÃO DE JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II



Uma cerimônia inédita realizada neste domingo (27) na Praça de São Pedro, no Vaticano, e acompanhada por milhares de fiéis católicos, canonizou dois Papas: o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII.

A canonização dupla reuniu, em um único evento, o atual Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI, que renunciou no ano passado em uma situação inédita na história moderna da Igreja Católica.
Francisco concelebrou missa solene com cinco prelados, entre eles o bispo de Bergamo (cidade natal do italiano João XXIII), Francesco Beschi, e o ex-secretário particular do Papa João Paulo II e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz.
O Papa Francisco, à direita, cumprimenta seu predecessor, o Papa Emérito Bento XVI, durante a cerimônia de canonização de João XXIII e João Paulo II, neste domino (27), no Vaticano (Foto: L'Osservatore Romano/AP)O Papa Francisco, à direita, cumprimenta seu predecessor, o Papa Emérito Bento XVI, durante a cerimônia de canonização de João XXIII e João Paulo II, neste domino (27), no Vaticano (Foto: L'Osservatore Romano/AP)
"Estes foram dois homens de coragem ... e deram testemunho diante da Igreja e do mundo da bondade e misericórdia de Deus", disse Francisco. "Eles viveram os trágicos acontecimentos do século XX, mas não foram oprimidos por eles. Para eles, Deus era mais poderoso, a fé era mais poderosa."
As relíquias dos dois novos santos, uma ampola de sangue de João Paulo II e um pedaço de pele de João XXIII extraída durante sua exumação no ano 2000, foram colocadas ao lado do altar.
Bento XVI seguiu a cerimônia no setor esquerdo do altar, junto com os cardeais e os 1.000 bispos que concelebraram sucessivamente a missa.A cerimônia de canonização teve os mesmos moldes de uma missa e foi simples, sóbria e sem extravagâncias, segundo o Vaticano.
Em 2011, a beatificação de João Paulo II, feita por Bento XVI, durou três dias e custou cerca de US$ 1,65 milhão, reunindo 1,5 milhão de fiéis na praça e nos seus arredores, segundo a polícia de Roma.
O Vaticano, citando fontes da polícia italiana, estimou que cerca de 800 mil pessoas participaram da celebração.
Segundo a Santa Sé, 500 mil pessoas lotaram a praça e sua via de acesso, a Via da Conciliação, e 300 mil seguiram o evento diante dos 17 telões instalados em diversos locais em Roma.
Os poloneses - conterrâneos de João Paulo II-, foram os estrangeiros mais numerosos presentes.
Trens especiais foram colocados em circulação para a viagem desde a Polônia.
A cerimônia do lado de fora da Basílica de São Pedro permitiu que mais pessoas participassem do evento.
Bandeiras de vários países, inclusive o Brasil, podiam ser vistas na multidão.
A praça foi enfeitada com 30 mil rosas vermelhas, amarelas e brancas doadas pelo Equador, cujo presidente, Rafael Correa, estava presente na cerimônia.
Telões foram espalhados na Praça e pela cidade de Roma, que  teve esquema especial de trânsito para a celebração, com bloqueio de ruas e reforço nos transportes públicos.
Após a cerimônia, Francisco percorreu a praça no Papamóvel, cumprimentando os fiéis. Antes, ele levou cerca de 40 minutos para cumprimentar os integrantes das 93 delegações internacionais que compareceram à festa.