quinta-feira, 7 de março de 2013

Ampliada das CEBs 23 a 24 de fevereiro de 2013


Ampliada das CEBs realizada de 23 a 24 de fevereiro de 2013, Feira de Santana – Bahia
Mais uma ampliada das CEBs, Comunidade Eclesial de Base foi realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro na Arquidiocese de Feira de Santana na Bahia. Os delegados do Regional Nordeste III Bahia e Sergipe chegaram ao sábado pela amanhã na Paróquia Todos os Santos para refletir a temática “Justiça e Profecia a serviço da vida”, preparando-nos para o intereclesial que acontecerá na Diocese do Crato/Ceara em janeiro de 2014. Éramos cerca de 48 pessoas de 21 diocese dos dois estados, 7 padres 5 religiosas e dezenas de leigos, fomos acolhidos na chácara Santo Inácio paróquia de todos os Santos da Arquidiocese de Feira.
O encontro começou com acolhida e oração de abertura onde refletimos as bem aventuranças do Evangelho de São Mateus. Posterior a esse momento de mística fomos para o café, pois também e necessário alimentar o corpo, como dizem: “saco vazio não fica em pé”. Logo após o café foi nos apresentado a programação pelo coordenador Tiago do Regional NE-III, e em seguida foi feita uma análise de conjuntura apresentada pelo padre Luiz Miguel da Diocese de Itaberaba, terminando esse momento de análise da realidade brasileira e mundial o grupo foi dividido em pequenos grupos que foram chamados de ”rancharias” fazendo referencias a linguagem dos grupados do intereclesial de 2014. Nestas “rancharias”, com cerca de 10 pessoas cada uma refletimos os seguintes subtemas:
·         As transformações sociais e a vivencia da fé
·         As CEBs no contexto urbano
·         Uma opção pelos pobres a partir do Documento de Aparecida
·         Justiça e Profecia na construção do Reino
·         As CEBs conquista de ontem e de hoje
Essas reflexões nos grupos foram assessoradas por pessoas inteiradas do assunto e com responsabilidade de mediar e intervir nas discussões nos grupos e na grande plenária. Realizada a grande plenária com a participação de todos e intervenções dos assessores encerramos o dia. À noite participamos de um momento cultural organizado pela diocese de Ilhéus animada por Ana Maria, com direito a bingo de diversão e sorteios de vários prêmios.
No domingo, após o café da manhã participamos da celebração da eucaristia na igreja paroquial de Todos os Santos, juntos com a comunidade local. A eucaristia foi presidida por Dom Itamar Viana Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana que nos lembrou dos desafios que ele tem frente à presidência da Comissão de Questões Agrária da CNBB. E covidou os presentes a rezarem por ele, pelo novo Papa que será eleito e pela igreja nesses dias que antecede a escolha do sucessor de Bento XVI. Ele destacou também a importância dos trabalhos realizados pelas Comunidades Eclesiais de Base no Brasil.
 A santa missa foi concelebrada pelo pároco e os padres presente na ampliada das CEBs. Ao término da celebração, retornamos ao salão de encontro onde a coordenação do Regional repassou todas as informações referentes ao intereclesial e a ampliada nacional, com todas as decisões tomadas. E em seguida a equipe responsável pela elaboração do texto final do evento, apresentou - o a assembleia para que todos tomasse conhecimento e aprovasse. Sendo feitas todas as observações necessárias no texto, e após as orientações e comunicações da próxima ampliada, que acontecerá em agosto na Arquidiocese de Salvador e de como vai proceder à viagem ao intereclesial, deu – se por encerrada o encontro, culminando com um saboroso almoço preparado pela equipe da Irmã Ignez
Queremos agradecer ao Deus da vida e da esperança por esse momento de reflexão em nossa caminhada de fé e pedir a Ele que continue iluminando a nossa igreja para que supere todas as dificuldades e tentações. Que ela possa subir ao monte da transfiguração, mas ao descer possa dá seguimento sua missão profética e anunciar o evangelho a todas as criaturas.
Que Maria, mãe das CEBs e de toda a igreja universal venha em nosso auxilio para fortalecer o nosso compromisso missionário e jamais renunciarmos a nossa missão batismal.

Blog das CEBs: cebsdecaetite.blogsport.com

Nilson Ladeia da Silva
Coordenador Diocesano das CEBs
Caetite, 27 de fevereiro de 2013