quarta-feira, 24 de abril de 2013

Papa Francisco o Papa dos pobres


Disse ele: "O meu povo é pobre e eu sou um deles".
A esperança cresce com a eleição de um Papa sul americano. Um Papa que já mostra está no meio dos pobres e excluídos, assim como as CEBs que tem preferencial pelos pobres.
Nossas alegrias se renova, é o Espírito Santo que sopra novos ares, novos horizontes, o rosto que a igreja nunca deve perder. o rosto sereno e acolhedor, com olhar missionário e simples da humildade.
Nesses dias muitos de nós católicos nos alegramos ainda mais em dizer: Habemus Papam! 





O papa Francisco desbloqueou o processo de beatificação do arcebispo assassinado de São Salvador Oscar Arnulfo Romero, conhecido como Monsenhor Romero, que estava estancado há anos, informaram nesta segunda-feira várias fontes no Vaticano.Monsenhor Romero, muito popular na América Latina e chamado de "a voz dos sem voz" por sua consagração aos mais desfavorecidos, foi assassinado no dia 24 de março de 1980 por um comando de ultradireita, no início da guerra civil em El Salvador.O arcebispo italiano Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício da Família, anunciou no domingo a notícia em Molfetta, na região de Apulia (sul): 
– A causa da beatificação do monsenhor Romero foi desbloqueada. Desde 1996, a causa para canonizar Romero encontra-se em Roma, e em 2006 a Congregação para a Doutrina da Fé concordou em iniciar o processo de beatificação. O processo encontra-se atualmente nas mãos da Congregação para a causa dos Santos.Por denunciar a injustiça social e a repressão militar, Romero foi assassinado por um francoatirador contratado pela ultradireita na noite de 24 de março de 1980 quando celebrava uma missa em um hospital de doentes de câncer de São Salvador. Com o crime e o fechamento dos espaços de participação política, explodiu a guerra civil que terminou em 1992 com a assinatura de acordos de paz entre o governo e a guerrilha.

Encontro de CEBs Zonal I


Aos 21 dias do mês de abril de 2013 no Salão Paroquial de Condeúba, aconteceu mais um encontro zonal das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), tendo presente mais de 160 pessoas das quatro paróquias do zonal: Tremedal, Piripá, Cordeiros e Condeúba. O encontro teve como tema: CEB’S: COMUNIDADES DE COMUNIDADE À LUZ DO CONCÍLIO VATICANO II. O encontro se iniciou às 8h, com acolhida feita pela Paróquia de Condeúba com cantos que marcam a caminhada das Comunidades e às 8h30min, oração de abertura realizada pela Paróquia de Tremedal invocando a presença do Espírito Santo rezou-se de forma coletiva a oração das Comunidades. Logo depois Padre Giuliano fez uso da palavra dando mais uma vez as boas vindas às paróquias e disse que estávamos reunidos em nome do Cristo vivo. Às 9h, todo o povo foi convidado a tomar café da manhã. Após o café, Nilson Ladeia (Caetité) Coordenador Diocesano das CEB’s, faz a explanação do tema com dinamismo e participação de todos colocando as mudanças que ocorreu a partir do Concílio onde a celebração da missa passou a ser celebrada na língua vernácula, com o padre de frente para o povo, a participação direta do leigo e a palavra de Deus passa para a mão das pessoas simples o povo de Deus. As comunidades se reúnem em torno da palavra, com grupos de reflexão e celebração. Cada presente faz também suas colocações e contribuições da vivência concreta da vida de suas Comunidades. Esse momento vai até o meio dia com uma parada para o almoço e retorno às 13h30min com animação e uma plenária sobre o tema. Marli conduz fazendo uma retrospectiva do momento da manhã. Às 14h Nilson fala sobre o 13° Intereclesial das CEBs e Maria Santana de Piripá fala sobre a Romaria das Comunidades do Zonal I, que acontecerá no dia 8 de junho do corrente ano na Comunidade Feirinha – Paróquia de Condeúba. O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Giuliano Zattarin e fechamento do encontro às 16h.








Colcha formada com os nomes das Comunidades da Paróquia de Condeúba.

Colcha formada com os nomes das Comunidades da Paróquia de Condeúba.

Nilson Coordenador Diocesano das CEBs, Adriana Coordenadora das CEBs de Cordeiros e Marli Coordenadora das CEBs de Condeúba.

Cenário do Enc. CEBs Condeúba









sábado, 20 de abril de 2013

Encontro de CEBs Zonal VI


Aos 07 dias do mês de abril de 2013, aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem – Jacaraci, com mais de 200 participantes, de Jacaraci, Licínio e Mortugaba. O encontro zonal de CEBs, com o tema: CEBs: Comunidades de Comunidade à luz do Vaticano II. O encontro teve início às 9h com café e logo em seguida a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. João e concelebrada pelo Pe. Manoel, onde Pe. Manoel em sua homilia se dirige a assembléia dizendo: “Estamos aqui hoje a comunidade das comunidades do nosso zonal 6”. Ao término da missa muita animação com a Banda Voz das CEBs, a apresentação da Coordenação Diocesana das CEBs que se faziam presentes nas pessoas de: Nilson Ladeia (Coordenador), Marcos (Vice-Coordenador), Ivo de Jesus (Tesoureiro) Roseli da Rocha (Secretária) e Marli Costa (Vice-Secretária) e em seguida a exposição do tema feito por Marli (Condeúba). Para um melhor entendimento do tema foi sugerido aos participantes que viveram no período das missas em latim, para que compartilhassem com os demais presentes as suas experiências neste tempo. Partilhando as dificuldades encontradas por a missa ser celebrada em latim e o padre de costas para o povo, na exposição do tema é feito uma caminhada das mudanças a partir do Vaticano II até os dias de hoje, com seus avanços e dificuldades. A exposição do tema foi feita partilhada e intercalada com momentos de animação. Às 12h30min parada para o almoço, partilha da farofa. Às 13h30min, retorno com muita animação e continuação do tema até às 14h30min. Fechando o momento do tema com a carta de Gogó sobre as expectativas com o novo Papa. Na sequência Marcos (Jacaraci) fala da dificuldade da caminhada em zonal e propõe para que haja uma melhor organização do zonal a escolha de representantes de cada paróquia. Cada paróquia apresentou seus representantes e assim com o trenzinho das CEBs e ao som de muita chuva encerrando o encontro. Todos de volta para suas Paróquias, cheios de animação e motivação para continuar a caminhada nas suas várias comunidades.