segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Mensagem final da ampliada regional das CEB’s NE-III- Ba e Se.



“Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes conseguem realizar mudanças extraordinárias” (Provérbio africano)


Queridas irmãs e irmãos na caminhada!
Reunidos em Bom Jesus da Lapa para avaliar, estudar e projetar perspectivas para 2017, nós, os representantes das CEB´s de 14 dioceses do regional NE III, enviamos nossas saudações cordiais a cada Comunidade Eclesial de Base.
Os grandes projetos do capitalismo ameaçam a vida de nossos povos nos vários rincões do planeta. É urgente a necessidade de mobilização para enfrentar os grandes e duros desafios impostos pelo agronegócio, pelas mineradoras e hidrelétricas que degradam e ameaçam a vida humana, esgotando os recursos da nossa Casa Comum.
O estudo do documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: sal da terra e luz do mundo” orientou nossa reflexão sobre o laicato, convidando-nos a tomar consciência da nossa missão como leigos e leigas, “sujeitos” na Igreja e na sociedade. O documento resgata a teologia do laicato e convida todos os batizados a assumirem sua missão e compromisso com o Reino de Deus. Somos homens e mulheres no coração do mundo e com o coração no mundo, protagonizando a vida e a luta emdefesa da mãe terra, nossa casa comum.
“Cansados? Não,na luta do povo ninguém se cansa!”
E foientre renúncias e novos desafios que pensamos, discernirmos e escolhemos as pessoas que irão coordenar a caminhada das Cebs do Regional NE-III até o ano de 2018:
·        Coordenadora- Maria Aparecida Ferraz (Lia) – Rui Barbosa
·        Vice-coordenador - Nilson Ladeia da Silva - Caetité
·        Secretária- IôneSilva dos Santos - Salvador
·        2ª Secretária- Valdenilza Marques da Silva – Bom Jesus da Lapa
·        Tesoureira- Irenir Jesus dos Santos - Aracaju
·        2º Tesoureiro- Ivo de Jesus Costa - Caetité
Assessoria:
·        Pe. Carlos Marçal Lima – Ruy Barbosa
·        Pe. José Carlos - Irecê
·        Padre Edmundo AlmeidaSantos –Feira de Santana
·        Mônica Maria Muggler - Barra
·        Anailma de Oliveira Meira – Bom Jesus da Lapa
·        Maria de Fátima Silva Paim – Itabuna
Depois de dois dias intensos e de gratificante labor em favor do Reino, sob o brilho do luar da Lapa, cantamos, confraternizando nossas alegrias, nossa amizade e nosso bem querer!
Encerramos nosso encontro com a celebração da Santa Missa no Santuário com as bênçãos do Bom Jesus. Cheios de esperança, agradecemos a participação de todas as comunidades e um reconhecimento especial da participação dos nossos bispos Dom Itamar Vian –Arcebispo Emérito de Feira de Santanae referencial das CEBs do regional e Dom João Cardoso – bispo de Bom Jesus da Lapa.
Apóssentirmos o calor das belas e firmes rochas e o amor dos irmãos e irmãs lapenses que aqueceram nossa alma e nosso coração, num abraço fraterno retornamos ás nossas comunidades, guardandoa certeza de que somos enviados(as) por Cristo a proclamar o evangelho a todas as criaturas.

Amém! Axé!Awerê! Aleluia!

Bom Jesus da Lapa/Ba, 16 de Outubro de 2016.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBs 2016

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai nos suceder, às crianças que estão nascendo?
Laudato Si

ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBs
23, 24 E 25 DE SETEMBRO 2016

      As 14h do 
dia 23 de setembro de 2016 no CTL em Caetité, iniciou-se o encontro diocesano das CEBs da Diocese de Caetité. Com a presença de 26 Paróquias, 64 participantes. O zonal de Condeúba na pessoa de Marli, convida a todos a se apresentarem, todos se apresentam por zonal. Em seguida todos são convidados a participarem juntos do momento de oração refletindo a misericórdia de Deus e o cuidado com o meio ambiente, com a reflexão do salmo 136 e o Evangelho de Lucas 15, 11 – 32 do Pai misericordioso. Dando sequência, é lida a carta do Coordenador das CEBs do Regional Nordeste III Tiago Aragão, saudando os participantes do encontro e refletindo sobre a situação política em que o país de encontra. Padre Gilvan, Administrador Diocesano saúda os presentes e os incentivam a continuar a caminhada em comunidade com perseverança. Gilmar da CPT (Comissão Pastoral da Terra) inicia a Análise de Conjuntura sobre a realidade a qual o país está passando, focando principalmente o contexto vivido nas comunidades da Diocese de Caetité. Fala sobre a conjuntura política e sobre o impeachment da Presidente Dilma Rousseff,  e também sobre as eleições municipais, levando os participantes do encontro a refletirem sobre como atuar em suas Comunidades e Paróquias. Na parte noturna foi realizado um momento orante rezando e refletindo sobre à casa comum e a misericórdia de Deus, momento forte de reflexão sobre a caminhada como cristão comprometido em cuidar da casa comum, trazendo presente os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Na manhã de sábado iniciou-se o dia com um momento orante, onde todos foram convidados a contemplar a natureza, um olhar diferenciado ao meio ambiente e rezar também pela criação. Dando sequência, Marcos inicia a fala sobre a temática do encontro: As CEBs e o Evangelho de Lucas, vivendo a misericórdia cuidando da casa comum. O mesmo inicia sua fala sobre o Evangelho de Lucas, o Evangelho da misericórdia de Deus, que cuida dos pobres e marginalizados. Na Laudato Si o Papa Francisco convida a ter ternura, compaixão e preocupação pela natureza e pelos seres humanos e uma ecologia integral com comprometimento de todos. E diz ainda: Jesus tem intima relação com a natureza e se preocupa com o destino final das pessoas. Continuando o encontro os participantes são convidados a realizarem trabalho em grupos refletindo sobre a ecologia e também levantar propostas para serem realizadas nas comunidades. Após o trabalho em grupo e as propostas levantadas, duas delas foram escolhidas para ser realizadas nas Comunidades e Paróquias:
v Orientação e formação sobre as consequências geradas pelo consumismo excessivo, bem como conscientizar sobre a necessidade de reutilizar/reciclar, e orientar sobre o perigo dos impactos causados pela exploração de minérios nos municípios.
v Distribuir mudas e sementes de árvores nativas, para incentivar o reflorestamento e a preservação do meio ambiente nas Comunidades e Paróquias.
            Na parte da tarde do sábado os participantes do Nordestão das CEBs que aconteceu no mês de julho em Teresina, fala da experiência vivida, e como o Nordestão buscou envolver várias religiões, valorizando assim o ecumenismo, uma reflexão sobre a caminhada das CEBs e o mundo urbano com suas dificuldades e desafios. Em seguida Marli fala sobre a importância da formação pastoral, sociopolítica e convida os participantes para em grupos debaterem sobre a importância da formação continuada. Os participantes trazem presente as formações que já existem em suas paróquias bem como a necessidade de enfatizar ainda mais uma formação com os pés fixo na realidade das comunidades, dando como exemplo de espaço de formação: Escola de formação integral, formação sociopolítica para jovens, formação pastoral, social e política para animadores das Comunidades. Na manhã de domingo dia do Senhor, todos juntos celebraram a Santa Missa presidida pelo Pe. Leli, momento de celebrar o amor e a misericórdia de Deus para com o todos os seres humanos e a criação inteira. O encontro continuou com a fala de Marcos sobre o Conselho de Leigos da Diocese, bem como a importância do mesmo para o trabalho do laicato na caminhada das Comunidades. Ivo fala sobre a tesouraria das CEBs, também sobre a dificuldade da coordenação em se locomover dentro da Diocese nos encontros zonais, por causa da situação financeira. O mesmo pede sugestões sobre como resolver tal problema, para ser possível a presença da coordenação em todos os zonais. Nilson agradece todos os participantes e em um abraço coletivo rezando e agradecendo a Deus o encontro se finaliza. Amém! Axé! Awere! Aleluia!

COORDENAÇÃO DIOCESANA DAS CEBs