terça-feira, 20 de novembro de 2012

AMPLIADA DAS CEB´s REGIONAL NORDESTE-III



                                                          AMPLIADA 
                                                            Deus seja louvado no pão partilhado.
Foram nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2012, sobre a proteção de todos os santos e fazendo memória dos finados e mártires que nos encontramos na diocese de Camaçari paróquia de Nossa senhora da Luz, Simões Filho. Debaixo de um calor escaldante e com ameaça de chuvas a todo estante que fomos recebidos pelas famílias acolhedora dos delegados do regional nordeste III, que compreende o estado da Bahia e Sergipe, para refletirmos a caminhada das CEB’s - Comunidades Eclesiais de Base, apoiada nas Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil – Documento 94 da CNBB.
 Éramos um grupo de mais ou menos 50 pessoas de 18 diocese do NE III, entre os leigos estavam presentes 5 padres 8 religiosas 1 diácono permanente e a presença ilustre do nosso bispo diocesano Dom Ricardo Brusati. O encontro foi marcado pelos momentos de reflexão, avaliação da caminhada e planejamento para o próximo ano, além da escolha da nova coordenação do regional. Foi sentida e comentada a falta das sete dioceses que não compareceram para juntar-se a nós.
Iniciamos as atividades com a celebração da eucaristia na sexta à noite presidida pelo frei Jorge de Salvador com presença de membros da comunidade local e animação dos representantes da arque diocese de São Salvador da Bahia. No sábado pela manhã o padre Laudelino da diocese de Ilhéus esteve conosco trabalhando a temática central (Igreja: Comunidade de Comunidade). Na tarde houve a avaliação da caminhada do regional, bem como avaliação do Nordestão, acontecido no mês de julho passado na diocese de Itabuna, onde a coordenadora Ana Maria apresentou o relatório final do encontro com toda a prestação de contas.
Na noite do sábado aconteceu à apresentação dos nomes para a composição da nova coordenação depois de eleita à nova coordenação, houve os agradecimentos pelos trabalhos prestados pela coordenação de Ana Maria e em seguida à acolhida do novo grupo que vai conduzir os trabalhos nos próximos anos.
No domingo após o café da manhã, participamos da missa presidida por Dom Ricardo Bispo de Caetité que também é o referencial do regional nordeste III. Após a missa foi apresentado as atividade do intereclesial e de como estar à organização na diocese do Crato onde será sediado o encontro.  Também foram distribuídas as vagas dos delegados por diocese que vão participar do intereclesial em 2014, ficando o regional nordeste III com 200 vagas.
Por fim, a nova coordenação apresentou as prioridades de trabalhos eleitas no Nordestão e a discussão de como ela será trabalhada nas dioceses e paróquias. Ficamos certos de que cada um dos presentes deve assumir com responsabilidade e comprometimento estas prioridades, na ponta ou no chão onde vivemos e fazemos acontecer à missão, para encerrar Dom Ricardo pediu uma benção para todos e fomos encaminhados para saborear um delicioso almoço preparado pelas senhoras da comunidade.
Que Maria mãe da Igreja e de todos os homens e mulheres interceda seu filho Jesus Cristo por todos nós para que tenhamos força e coragem para trabalharmos por um mundo melhor em nossas paróquias, diocese e no Mundo.

COMPOSIÇÃO DA NOVA COORDECAÇÃO DAS CEB’s DO REGIONAL NORDESTE- III
Coordenador-Tiago /Diocese de Rui Barbosa
Vice-coordenadora- Bel/ Diocese de Aracajú
Secretária- Denise /Diocese de Bom Jesus da Lapa
Vice -secretária – Ione /Arque Diocese de salvador
Tesoureira- Ana Maria /Diocese de Ilhéus

ACESSORES:
Padre José Carlos - Diocese de Irecê
Padre Paulo - Diocese de Jequié
Mônica - Diocese de Barra
Padre Vicente - Diocese de Bom Jesus da Lapa
Padre Luiz Miguel – Diocese de Rui Barbosa

“Que o bem nos favoreça e o mal não aconteça nas horas de Deus amém.”

Nilson Ladeia da Silva
Coordenador diocesano das CEB’s
Diocese de Caetité, 06 de novembro de 2012.